Em Verê, diversos profissionais da área de saúde expuseram os problemas relacionados ao novo vírus (Covid 19), sarampo, febre amarela e dengue
Profissionais da Saúde de Verê se reuniram para discutir sobre as doenças que estão em evidência no cenário atual: Coronavírus, sarampo, febre amarela e dengue.
O encontro foi conduzido por diferentes profissionais atualizando dados e estatísticas sobre os diferentes assuntos. A enfermeira Gabriela Carletto, responsável do Setor da Epidemiologia, do Departamento de Saúde, falou sobre a campanha de vacinação contra o Sarampo que será neste sábado, 7.
[relacionadas]
O médico Nestor abordou sobre o manejo clínico do coronavírus, trouxe dados estatísticos obtidos até o momento, formas de transmissão e principalmente quais são as formas de prevenção.
Ainda falou sobre o procedimento operacional padronizado instituído pelo Ministério da Saúde no tratamento do coronavírus (2019-nCov).

Dengue na região
O secretário de Saúde de Verê, Odair José França, finalizou a reunião informando sobre a estatística da dengue no Paraná. O município de Verê ainda segue imune, sem nenhum caso registrado. No Sudoeste, no começo deste mês foram confirmados 72 casos em vários municípios, entre os quais 23 em Santa Izabel do Oeste e 14 em Realeza e 12 em Salto do Lontra e outros municípios.
“Nossa avaliação para este resultado é fruto do trabalho dos agentes de endemias e da conscientização da população. Pedimos para que se mantenham alerta para não deixar proliferar o mosquito da dengue, única forma de evitar a doença”, reforçou Odair.
O novo coronavírus
Da agências – O novo agente do coronavírus, chamado de novo coronavírus (Covid-19), foi descoberto no fim de dezembro de 2019, após ter casos registrados na China. Alguns coronavírus podem causar doenças graves com impacto importante em termos de saúde pública, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars), identificada em 2002, e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers), identificada em 2012.
Período de transmissibilidade do coronavírus
De uma forma geral, a transmissão viral ocorre apenas enquanto persistirem os sintomas. É possível a transmissão viral após a resolução dos sintomas, mas a duração do período de transmissibilidade é desconhecido para o coronavírus. Durante o período de incubação e casos assintomáticos não são contagiosos.
Fonte de infecção do coronavírus
A maioria dos coronavírus geralmente infectam apenas uma espécie animal ou pelo menos um pequeno número de espécies proximamente relacionadas. Porém, alguns coronavírus, como o Sars-CoV, podem infectar pessoas e animais. O reservatório animal para o coronavírus (COVID-19) ainda é desconhecido.