17.4 C
Francisco Beltrão
domingo, 25 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

Programa de Saúde Mental tem mais profissionais para atender pacientes

Saúde

Francisco Beltrão tem Clínica Municipal de Saúde Mental.

O município de Francisco Beltrão iniciou a partir de 2017 a construção de um Programa de Saúde Mental, com a organização de fluxos, ampliação do número de profissionais e melhoria da infraestrutura, com foco na reabilitação psicossocial dos seus usuários e familiares.

[banner=100053]

Para tanto, as equipes das Unidades Básicas de Saúde e Estratégias Saúde da Família (porta de entrada do usuário na rede) utilizam um instrumento que é estratificação de risco em Saúde Mental e que irá avaliar o grau de urgência psiquiátrica/psicológica, de acordo com a complexidade. Nesta organização os usuários avaliados como baixo risco são acompanhados e atendidos no seu território pela equipe de ESF/UBS. Os casos avaliados como médio e alto risco são referenciados nos serviços especializados.

- Publicidade -

Entre alguns equipamentos desta rede estão a Clínica Municipal de Saúde Mental, que atende os usuários que necessitam de assistência de média e alta complexidade, através de atendimento ambulatorial. É referência para consultas em Psiquiatria e Psicologia, através de tratamento medicamentoso, psicoterapia individual ou em grupo, consulta e triagem de enfermagem, orientação e atendimento ao paciente ou familiar por assistente social, através da parceria e co-responsabilidade dos equipamentos da saúde, que são a porta de entrada das pessoas com transtornos mentais ou violências autoprovocadas.

Caps AD 2
O Caps AD 2 é o Centro de Atenção Psicossocial que atende pessoas com problemas relacionados à dependência de álcool e outras drogas, oferecendo tratamento, reabilitação e reinserção social a pessoas que residem em Francisco Beltrão. As pessoas podem procurar espontaneamente o Caps AD, pois trata-se de um serviço “Portas Abertas”. Também podem ser encaminhadas por outras instituições, caso das unidades de Saúde, Cras, escolas e outras entidades.

Os atendimentos prestados são individuais ou em grupos, com oficinas terapêuticas, realizando atendimento às famílias, visitas domiciliares e atividades comunitárias. Além disso, o Caps AD é responsável pela articulação da rede de serviços em dependência química do município e da região, e atua na prevenção do uso de drogas, através de capacitações, palestras e campanhas junto a comunidade.
O Dia Nacional da Luta Antimanicomial é celebrado em 18 de maio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques