Saúde
Alep – O governador Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD) sancionou a Lei 20.292 que institui o Julho Vermelho, dedicado a ações de conscientização e incentivo à doação de sangue.
O projeto foi apresentado na Assembleia pelo deputado Anibelli Neto (MDB), e aprovado por unanimidade pelos deputados.
A lei estabelece que as ações de conscientização e incentivo poderão ser desenvolvidas através de reuniões, palestras, cursos, oficinas, seminários, distribuição de material informativo, entre outras.
Essas ações devem priorizar a conscientização da população sobre a importância da doação de sangue; o estímulo à realização da doação de sangue; o incentivo aos órgãos da Administração Pública estadual, empresas, entidades de classe, associações, federações e à sociedade civil organizada para se engajarem nas campanhas de incentivo.
A lei estabelece ainda que as empresas exibidoras de cinema situadas no Estado do Paraná divulgarão, antes da exibição do filme principal, filmes publicitários informativos de conscientização e incentivo à prática de doação de sangue, bem como às ações relativas ao mês Julho Vermelho.
A exibição de que trata esta lei ocorrerá durante todo o mês de julho. Os filmes publicitários informativos poderão ser produzidos por entidades e associações interessadas na temática.
Os filmes publicitários serão previamente aprovados pelo Conselho Estadual de Saúde e deverão abordar a conscientização e o estímulo à doação de sangue.