Saúde

Quando totalmente finalizada, a obra terá 1.300 metros quadrados.
Atualmente, no espaço se localiza um dos estacionamentos do Hospital.
Foi confirmada pelo Governo do Estado a destinação de recursos financeiros para obras de ampliação da estrutura física do Hospital Regional do Sudoeste, em 2020. Em um primeiro momento, serão construídos 568 metros² de estrutura predial para abrigar o serviço de hemodinâmica. Com este exame, é possível identificar obstruções das artérias coronárias e avaliar o funcionamento das válvulas e do músculo cardíaco com a finalidade de diagnosticar a possibilidade de infarto agudo do miocárdio ou determinar a localização da obstrução que causa o infarto.
O deputado Wilmar Reichembach (PSC) acompanhou a tramitação do projeto e esteve em contato com o secretário estadual de Saúde, Beto Preto, para assegurar a destinação dos recursos. “O Hospital Regional será referência em mais um atendimento de extrema importância. Sabemos que as doenças cardíacas são responsáveis por um grande número de mortes. A oferta desse novo serviço é uma conquista das nossas lideranças. Com essa decisão do Governo do Estado, o Hospital Regional terá mais um serviço de excelência para continuar com esse atendimento especializado que sempre prestou”, analisou.
Em tramitação
De acordo com Cintia Ramos, diretora geral do Hospital Regional, o projeto já está na Paraná Edificações, órgão do Estado responsável por planejar e executar obras e serviços de engenharia. A obra será dividida em etapas. Quando totalmente finalizada terá 1.300 metros² e investimentos de cerca de R$7,5 milhões. A estrutura se localizará do lado esquerdo do hospital, onde atualmente fica um estacionamento, e também abrigará, além da hemodinâmica, 10 leitos de UTI e central de material esterilizado. “É mais uma conquista para nossa região, vamos acompanhar cada passo da execução desse importante projeto”, comentou Cintia.
A diretora do HR adianta, também, que está em processo de licitação a compra de equipamentos para o Banco de Leite Humano da instituição de saúde. No primeiro semestre deste ano foi inaugurado o Banco de Leite num espaço que foi reformado e adaptado no Hospital Regional. A parceria para abrigar esta sala foi da Secretaria de Saúde do Paraná, Rotary Club Vila Nova e a Prefeitura de Beltrão. A Secretaria de Saúde se dispôs a comprar os equipamentos. O Banco do Leite será mais um serviço importante para a região, já que o HR é referência em gestação de alto risco.