17.5 C
Francisco Beltrão
domingo, 25 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

Reposição hormonal e exercícios físicos: os amigos das mulheres na menopausa

Ginecologista fala sobre as formas de amenizar os incômodos sintomas dessa fase.

Dr. Felipe Palharini
Dr. Felipe Palharini. Foto: Arquivo Pessoal

O final da vida reprodutiva das mulheres costuma chegar por volta dos 50 anos. Após décadas de produção mensal de óvulos, o corpo começa a dar sinais de que essa fase está perto do fim. Calorões, alterações de humor e suor excessivo são alguns dos sintomas mais fáceis de identificar quando a menopausa está se aproximando.stuma chegar por volta dos 50 anos.

Após décadas de produção mensal de óvulos, o corpo começa a dar sinais de que essa fase está perto do fim. Calorões, alterações de humor e suor excessivo são alguns dos sintomas mais fáceis de identificar quando a menopausa está se aproximando.Nesse período, acontecem dois processos: o primeiro é o climatério, que é a fase de transição do período reprodutivo, ou fértil, para o não reprodutivo.

E então surge a menopausa, que é a parada das menstruações — o diagnóstico é confirmado depois de 12 meses sem ocorrer o sangramento.O que acompanha esses dois fatores são os sintomas físicos, e até mesmo psíquicos, que muitas vezes afetam a qualidade de vida das mulheres na meia idade.

- Publicidade -

O tratamento pode ser feito por meio da reposição hormonal e tem como importante aliada a atividade física. Confira mais informações sobre a menopausa na entrevista a seguir, com o médico ginecologista Felipe Palharini, de Francisco Beltrão.

JdeB – Quais são os sintomas da menopausa e em que idade aparecem?

Dr. Felipe Palharini – O principal sintoma é o fogacho, os calorões que duram cerca de dois minutos e chegam a acontecer dezenas de vezes por dia. Mas outros sintomas também podem estar presentes, como irritabilidade, insônia e episódios de suor noturno, secura vaginal, esquecimento e diminuição da libido. Em média, a menopausa chega aos 51 anos, mas isso é bastante variável e considerado normal após os 40 anos de idade.

Qual a diferença entre menopausa e climatério?

Climatério ou transição menopáusica é o período que antecede a menopausa, tem duração de um a três anos, em média, e os sintomas da menopausa começam a aparecer, mas ainda acontecem menstruações. Diz-se que a paciente está na menopausa quando se passa um ano sem que a menstruação ocorra.

Quais os tratamentos para a menopausa?

Exercícios físicos têm eficácia comprovada no alívio dos sintomas e contribuem para uma melhora na saúde de modo geral. Com relação a medicamentos, o principal tratamento é a reposição hormonal. Considerada bastante segura hoje em dia, está indicada nos casos em que os sintomas estão realmente atrapalhando o dia a dia da paciente. Deve ser feita com acompanhamento médico e tem como principal efeito colateral um aumento discreto no risco de câncer de mama quando usada por um longo período. Como alternativa, existem alguns medicamentos antidepressivos com bons resultados no alívio dos sintomas e outros medicamentos fitoterápicos com poucos estudos e baixa eficácia.

Além da melhora dos sintomas, o tratamento com hormônios traz outros benefícios?

Sim, existe uma diminuição na perda de massa óssea (osteoporose) e também um ganho na qualidade de vida da paciente de maneira geral.

O modo de vida pode implicar na diminuição ou aumento da média de idade para a chegada da menopausa?

Sim, sabe-se que o tabagismo antecipa em cerca de dois anos a idade da menopausa.

Hoje em dia, está cada vez mais comum as meninas terem a menarca mais cedo. Esse processo pode trazer a menopausa também mais cedo? 

Não, o principal fator determinante é a genética, sendo um bom indicador a idade em 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques