6.1 C
Francisco Beltrão
quinta-feira, 29 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Robson Cantu decreta lockdown em Pato Branco

Saúde

Na noite de ontem o prefeito Robson Cantu (PSD), de Pato Branco, concedeu entrevista coletiva para anunciar medidas duras de combate à Covid-19. Será um lockdown – fechamento quase que total das empresas –, da 0 hora de ontem até as 17h, de segunda-feira, 22.

Desde quinta-feira, 18, não há mais vagas nos hospitais de Pato Branco. Já estavam mandando pacientes com Covid para internamento em casas de saúde de Chopinzinho e Palmas. Ao abrir a entrevista, o prefeito Robson afirmou que “é um momento delicado, um momento que jamais eu e a nossa equipe, e a Angela Padoan [vice-prefeita, médica] queríamos tomar, mas é um momento necessário. Pra nós, vida é tudo”. O prefeito e a secretária de Saúde Lilian explicaram as medidas que estão tomadas.

[relacionadas]
Os ônibus do transporte urbano não devem circular neste fim de semana e segunda-feira vão circular com apenas 50% da capacidade. Os mercados, farmácias e postos de combustíveis poderão funcionar. Nos postos de combustíveis está proibida a venda de bebida alcoólica. Nos mercados a entrada tem que ser controlada. Os bares e restaurantes ficarão fechados. Os estabelecimentos que preparam alimentos poderão funcionar no sistema de delivery.

- Publicidade -

Uma força-tarefa da Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Departamento de Trânsito (Depatran) vai fazer a fiscalização no Centro e nos bairros para que as medidas sejam cumpridas. Há, inclusive, telefones de denúncias à Prefeitura de Pato Branco. O prefeito pediu que as pessoas fiquem em casa nestes dias, deixem de visitar seus pais e outros familiares.

“[Um fim de semana] Sem ninguém na rua, todo mundo em casa, sem aglomeração, sem festas. E depois nós vamos festejar com os pais, as mães e os irmãos do lado, dizendo que Deus nos ajudou a vencer essa batalha que é a Covid”. As pessoas que não estiverem usando máscaras em locais públicos e na rua serão multadas. Há preocupação em garantir que haja o distanciamento social em locais públicos e empresas.

Nos bancos onde há caixas eletrônicos será exigido que tenham funcionários para limpar os teclados constantemente. O município chegou a 60 mortes pela Covid-19, dez delas nos últimos dias – quatro na quinta e uma ontem. São 4.577 casos confirmados em 11 meses e 4.247 recuperados. De 199 exames liberados nas últimas horas, 124 deram positivo para a doença.

Segunda-feira, a Prefeitura de Pato Branco e o Comitê de Enfrentamento ao Covid devem se reunir novamente e avaliar a situação da pandemia no município. “É hora de todos nós nos unirmos e pensarmos em vida, preservar a vida. Jamais nós queríamos fechar algo”, disse o prefeito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques