Mais de 700 pessoas foram fazer os exames de glicemia.

Adir Joel Seleski, integrante do Rotary Novas Gerações, também fez o teste.
Foto: Arquivo pessoal
O Rotary Francisco Beltrão Novas Gerações organizou no último sábado, dia 23, a campanha de prevenção ao diabetes. O evento foi no Calçadão, sábado, e contou com testes de glicemia, considerando que o Dia 14 de novembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Diabetes. “Já faz 11 anos que o Rotary Club Francisco Beltrão Novas Gerações realiza esta ação de fazer teste de glicemia em locais públicos.
Começamos fazendo em vários pontos da cidade, mas achamos por bem centralizar na praça, porque no sábado de manhã temos um fluxo de pessoas de todos os bairros”, diz Adir Joel Seleski, diretor da Rádio Princesa e um dos integrantes do Rotary.
Segundo Adir, o objetivo é a conscientização das pessoas, privilegiando a prevenção. “É melhor você prevenir, do que ter um custo e uma perda de qualidade de vida. A diabetes, sendo uma doença silenciosa, não tem outra forma descobrir a não ser fazer periodicamente com os testes. Assim, em caso de alguma alteração nos testes, as pessoas podem fazer o tratamento necessário. Em caso de necessidade, são encaminhados pra rede municipal de Saúde, uma vez que os postos de saúde oferecem tratamento e acompanhamento”, comentou Adir.
Para este evento, o Rotary Novas Gerações contou com a participação das instituições de ensino superior de Francisco Beltrão.
A Unioeste, através dos cursos de Medicina e Nutrição; a Unisep e a Unipar também através de seus cursos. Foram feitos 750 testes na manhã de sábado.
Exercícios físicos e alimentação balanceada
De acordo com Adir, uma boa alimentação, evitando açúcares e farinhas brancas, é uma forma de prevenir o diabetes. Outra forma são os exercícios físicos regulares. “É sim uma questão de modo de vida, as pessoas hoje estão muito sedentárias, estamos todos muito sedentários”, salienta o rotariano.