Saúde
O dia 27 de janeiro é lembrado como o Dia Mundial da Hanseníase, sendo o dia 31 de janeiro o dia de combate e prevenção da doença.
Conhecida antigamente como lepra, a hanseníase é uma doença infectocontagiosa causada pela bactéria Mycobacterium Leprae ou bacilo de Hansen, em memória de seu descobridor. É provável que a transmissão se dê pelas secreções das vias aéreas superiores e por gotículas de saliva.
Embora seja uma doença basicamente cutânea, pode afetar os nervos periféricos, os olhos e, eventualmente, alguns outros órgãos. O período de incubação pode durar de 6 meses a 6 anos.
Os sintomas são manchas na pele de cor parda (esbranquiçadas ou eritematosas), alteração de temperatura no local afetado por manchas, comprometimento dos nervos periféricos, dormência em algumas regiões do corpo causada pelo comprometimento da enervação, aparecimento de caroços ou inchaço nas partes mais frias do corpo, alteração na musculatura esquelética, infiltrações e edemas na face.
Tratamento gratuito
O tratamento tem duração de 6 meses ou um ano dependendo da forma clínica e a medicação é fornecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).