6.1 C
Francisco Beltrão
quinta-feira, 29 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Secretaria de Saúde faz alerta à população para o combate ao mosquito da dengue

Saúde

Mais de 90% das larvas examinadas em laboratório são do mosquito transmissor da dengue.

A Secretaria Municipal de Saúde de Verê alerta a população para aumentar os cuidados em não deixar água parada, para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. “No ano passado inteiro tivemos apenas quatro casos de dengue em Verê.

Nesse início de ano, já tivemos um caso registrado, portanto, devemos redobrar nossa atenção. Nós estamos tendo um período de muitas chuvas que contribuem para a proliferação de mosquitos. Por isso, precisamos contar com a colaboração de toda a população para evitar deixar recipientes ou ambientes com água parada”, explicou a secretária de Saúde, Luciana Borin Mattei.

Atualmente, a equipe de endemias em Verê trabalha com quatro servidores, fazendo a fiscalização, orientação e coleta de larvas para análises. “A gente está coletando muita larva e mais de 90% são do mosquito Aedes aegypti. Por isso, reforçamos os cuidados com calhas, cisternas, fossas ou qualquer recipiente que possa acumular água, fazer a verificação e limpeza para evitar que o mosquito se reproduza. Isso vale tanto para a área urbana quanto rural, porque o nível de infestação atinge as duas áreas”, afirmou Daniel Alves de Andrades, coordenador da dengue e vigilância sanitária em Verê.

- Publicidade -

[relacionadas]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques