Lote com 39,6 mil doses chegou na segunda-feira; vacinação segue na região com doses da Oxford/AstraZeneca.

A Secretaria do Estado da Saúde (Sesa) deve definir hoje, 27, como serão distribuídas as 39,6 mil novas doses da vacina CoronaVac que chegaram na segunda-feira, 25, no Paraná. Este foi o terceiro lote de vacinas recebido pelo Governo do Estado em uma semana, totalizando 391,7 mil doses.
As 351,5 mil primeiras, da CoronaVac e AstraZeneca, já foram distribuídas entre as 22 regionais de Saúde. Para a região Sudoeste, que contempla a 7ª e 8ª regional, foram destinadas 11.780 doses totais (7.520 da CoronaVac e 4.260 da AstraZeneca). Com essas doses será possível vacinar 60% dos profissionais da saúde.
[relacionadas]
Francisco Beltrão
Em Francisco Beltrão, a vacinação estava concentrada no restaurante do Parque de Exposições. Devido às chuvas dos últimos dias e os alagamentos registrados, o local para receber as imunizações foi transferido para o Posto de Saúde Alvorada. Segundo o secretário de Saúde, Manoel Brezolin, unidades móveis também devem ajudar nessa etapa.
“Já tínhamos programado que mudaríamos em breve o local de vacinação, na nossa previsão iríamos para as unidades de saúde. Em função do alagamento do parque transferimos para o Posto de Saúde Alvorada e para algumas unidades volantes, que vão aos locais, até os hospitais, à UPA e conseguem fazer as vacinas. Com isso a gente acredita que vá agilizar”, disse.
Até o momento, não foi registrado nenhum efeito colateral causado pela vacinação.Nessa primeira etapa, seguindo o plano estadual de vacinação e conforme as características da população do município, foram priorizados profissionais da saúde que atuam na linha de frente e idosos em asilos. Segundo Manoel, há apenas 22 idosos, o que garantirá que a maioria das doses vá para os profissionais de saúde.
Ontem o JdeB publicou que, juntas, as primeiras doses da CoronaVac e da AstraZeneca também serão capazes de imunizar 60% dos profissionais de Saúde do município – mesmo índice que da região Sudoeste. Quando todos forem imunizados, vacinação continuará com idosos de 80 anos ou mais.