19.4 C
Francisco Beltrão
domingo, 25 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

”Situação na Itália é pior que na China”, relata beltronense que mora em Verona

Pessoas da região pela Europa, EUA e Ásia comentam sobre as medidas de prevenção à doença em cada local.

A agora classificada como pandemia de coronavírus está afetando muitos países, mas principalmente a Ásia e Europa. Na Itália, por exemplo, o crescimento acentuado de novos infectados nos últimos dias obrigou as autoridades a endurecer regras de trânsito de pessoas pelas cidades para tentar conter a propagação do vírus.

O beltronense Jean Brancalioni está na Itália há 17 anos e hoje reside em Verona, ao Norte do País, epicentro da doença. “Na segunda-feira o primeiro ministro [Giuseppe] Conte fez um apelo em rede nacional e citou que estamos em uma situação de extrema emergência. A situação aqui é pior que na China se for considerar o número de casos e a população”, resume. Até ontem a Itália (com 86 milhões de habitantes) registrava 12 mil casos de Covic-19 e mais de 800 mortes enquanto a China (com população de 1,3 bi) tinha 80 mil casos confirmados e 3,1 mil mortes, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde).

[banner=100031]

- Publicidade -

O governo italiano tem adotado as medidas mais drásticas da Europa contra a doença, coibindo aglomerações e até a circulação de pessoas. “Devemos estar todos em casa, mas podemos sair em alguns casos, como pra ir ao trabalho, supermercado quando necessário, ao médico, farmácia, mas sempre com a permissão, um documento que é feito pela internet. Também há precauções pessoais: precisamos estar no mínimo a 1,80 metro de outras pessoas, nada de abraços ou apertos de mão e lavar as mãos com mais frequência, com produtos específicos”, relata Brancalioni.

Uma das preocupações do beltronense é em relação à esposa, Rozalia Pletsch, também brasileira e grávida de oito meses. Enquanto conversava com nossa reportagem, Jean recebeu uma ligação do chefe o dispensando do trabalho por 14 dias. “Temos que nos habituar nestas condições até baixar o número de infectados”, completa.

Jean e a esposa Rozalia: saídas de casa somente com permissão do governo e em casos específicos.

 

EUA e Tailândia
Pessoas da região em viagem para outros países afetados pela Covid-19 relataram que o clima está mais flexível. O empresário de Salto do Lontra Rafael Manfroi e a esposa Suellen estão passando férias nos EUA, onde a preocupação pelas ruas é menor. “A gente leva um susto no aeroporto, vendo pessoas com máscaras e evitando contato, mas nos locais públicos como parques, hotéis ou mesmo nas ruas não vimos nenhuma menção ao vírus ou algum tipo de restrição, aqui a vida segue normalmente”, conta.

[relacionadas]

O odontólogo beltronense Eduardo Scirea está com a mulher, Lenir, e a filha Bruna em Bangkok, na Tailândia. “Tem bastante pessoas usando máscaras nas ruas e em locais públicos. Nas entradas de shopping e aeroportos usam termômetro para ver a temperatura corporal”, cita. A família está no País há seis dias, seguindo o roteiro planejado para a viagem, mas segundo Scirea há poucas pessoas nos pontos turísticos: “A população está usando medidas preventivas, mas sem alarde ou pânico”.

 

Pandemia de coronavírus

Casos ………………….. …………  Mortes

China………………. 80.932………. 3.172

Itália……………….. 12.462…………. 827

Irã……………………. 9.000…………. 354

Coreia do Sul……… 7.869…………… 66

França………………. 2.281…………… 48

Espanha…………….. 2.277…………… 55

Alemanha…………… 1.966……………. 3

Estados Unidos……. 1.312…………… 38

Mundo…………… 125.482………. 4.626

Fonte: OMS

Atualizado em 12/03

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques