9.2 C
Francisco Beltrão
quarta-feira, 28 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Unimed anuncia durante Café Acefb conquista do Selo Ouro da ANS

Programa de Acreditação tem como objetivo certificar a qualidade assistencial das operadoras de planos de saúde.

Dr. Maurício Alves, dr. Márcio Pedro Martins, dra. Wemilda Fregonese e o presidente da Acefb, Tarsízio Carlos Bonetti.

O Café Acefb Tech de ontem, 6, foi promovido na Unimed Francisco Beltrão. Além de comemorar os 31 anos da cooperativa no município, que fez aniversário na segunda-feira, 5 de outubro, foi anunciada oficialmente a conquista do Selo Ouro do Programa de Acreditação das Operadoras da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar). O evento foi no auditório, com a presença de lideranças de diversos setores e teve transmissão ao vivo pelas redes sociais.

O presidente da Acefb, Tarsízio Carlos Bonetti, fez a abertura do evento e ressaltou a importância da parceria, pois a Acefb tem entre seus valores o incentivo ao associativismo e cooperativismo. Acefb e Unimed tem uma parceria longa e benéfica, como também comentou o médico Maurício Alves, diretor-financeiro da cooperativa. Ele mesmo já foi vice-presidente da Acefb e relatou que muitos valores da entidade empresarial foram levados também para a Unimed.

A dra. Wemilda Marta Fregonese Feltrin, diretora-presidente da Unimed Francisco Beltrão, fez um relato histórico sobre a criação da cooperativa. Na época 63 médicos se reuniram e criaram a Unimed no município. Segundo ela, muitos médicos ainda não sabiam como era e como funcionava o cooperativismo médico. Maurício Alves destacou o trabalho do médico Claudio Allende, que trouxe a ideia da criação da Unimed, fez reuniões e visitas para colher assinaturas dos novos cooperados. Na época o único hospital credenciado na região era o Hospital do Dr. Aryzone, que atendia através da Unimed Paraná.

- Publicidade -

Importância da ANS
Wemilda mencionou que a entidade fazia um bom trabalho, contudo foi a partir da criação da ANS, em 2000, que a cooperativa se desenvolveu em todos os sentidos. A mesma observação feita pelo médico Maurício Alves, pois a criação da ANS permitiu uma guinada na trajetória das Unimeds. “Até então não tínhamos patrimônio, instrução normativa, não éramos vinculados a nenhum órgão, era uma condição precária. A ANS nos trouxe muita dificuldade, mas também oportunidade, porque nos fez crescer e se adaptar, dando uma força muito maior.”

Maurício ressaltou que a Unimed Francisco Beltrão na sua essência valoriza o desenvolvimento local. Hoje, a Unimed local tem muito mais do que é exigido pela legislação em termos de garantias e capital. E 90% dos valores estão aplicados em cooperativas locais, que são importantes parceiras. “Se a pessoa adquire o plano de saúde sabe que o dinheiro fica aqui, que será atendida por gente daqui, sabe que quem dirige a cooperativa são pessoas próximas.”

Dr. Márcio Pedro Martins, diretor de Operações e Saúde, falou que a Unimed Francisco Beltrão está crescendo na oferta de serviços. Praticamente todos os problemas de saúde já são atendidos em Francisco Beltrão. “Firmamos recentemente o credenciamento do Ceonc, hospital do câncer e do serviço de cirurgia endovascular da IBCOR, que cobre bem a área cardíaca.” A Unimed tem 140 médicos cooperados, dez hospitais credenciados e várias clínicas nos 27 municípios da região. São 18.500 beneficiários do plano de saúde.

 

Selo de qualidade é conquista antecipada

A Unimed Francisco Beltrão, considerada operadora de porte pequeno, ainda não era obrigada por norma regulamentar (como ocorre com as de porte médio e grande) a ter a certificação, mas a diretoria fez questão de se antecipar e garantir a qualidade do serviço prestado. O Programa de Acreditação tem como objetivo certificar a qualidade assistencial das operadoras de planos de saúde, de acordo com avaliação feita por entidades de acreditação, homologadas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), e obrigatoriamente habilitadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

A análise das cooperativas leva em conta diversos pontos para conceder a certidão, como a administração, a estrutura e a operação dos serviços de saúde oferecidos, o desempenho da rede de profissionais e de estabelecimentos de saúde conveniados e o nível de satisfação dos beneficiários. Existem três níveis: bronze (70 a 79 pontos), prata (80 a 89) e ouro (90 a 100). A Unimed Francisco Beltrão fez 98,17 pontos e conquistou o selo ouro.

Dra. Wemilda disse que foi necessário aumentar o quadro de colaboradores, formar uma equipe de atenção à saúde, criar o setor de gestão de pessoas, plano de cargos e salários, capacitar colaboradores e prestadores, bem como mapear os serviços necessários para atender a demanda da região. “Todos os processos internos passaram a ser registrados e isso demandou um empenho muito grande da nossa equipe, todos incansáveis. Em uma das dimensões que estávamos com nota 7 subiu para 9,5.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques