Saúde
.jpg)
O curso de Enfermagem da Universidade Paranaense (Unipar), de Francisco Beltrão, conquistou pelo segundo ciclo avaliativo (2016 e 2019), nota 4, no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), numa escala que vai de 1 a 5. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Conceito Enade é um indicador de qualidade que avalia os cursos por intermédio do desempenho dos estudantes.
A conquista está sendo comemorada pela comunidade acadêmica, pelos egressos, pelos docentes, coordenação e diretorias, pois o resultado, divulgado pelo MEC (Ministério da Educação), coloca os alunos e o curso entre os melhores do País.
Organização
“Este resultado é fruto do trabalho sério exercido pela instituição, pelos seus docentes qualificados e por uma organização didático-pedagógica que vai de encontro ao perfil profissional que se espera formar”, destacou a coordenadora, professora Lediana Dalla Costa.
O curso foi implantado em 2002 e, desde então, tem se destacado no cenário nacional. Para ela, o curso mostra que a dedicação ao ensino de qualidade vem revertida em excelentes desempenhos e resultados, consequentemente, com uma ótima aceitação do profissional formado, no mercado de trabalho.
Ainda segundo a coordenadora, “é fantástico receber uma nota 4 no Enade, pois condiz com o trabalho sério exercido ao longo dos anos pela nossa equipe. Estamos investindo muito na capacitação docente, contando com professores altamente titulados e qualificados e oriundos dos melhores programas de pós-graduação do Brasil, o que acrescenta muito no processo ensino-aprendizagem”.
Força de vontade dos egressos
Na opinião dela, a dedicação e força de vontade dos egressos que prestaram a prova do Enade em 2019, deve ser destacada, pois sem o entendimento da importância coletiva e o envolvimento de cada um deles, o resultado não seria assim tão magnífico. “É gratificante observar nossos alunos receberem a nota 4, no Enade, pois demonstra o comprometimento que estes tiveram durante a sua formação, bem como o empenho e as atividades exercidas por toda a instituição e corpo docente. Como homenageada com o nome de turma, me sinto lisonjeada e muito feliz por estarmos disponibilizando ao mercado de trabalho profissionais com excelência, comprometidos com o cuidar, baseando-se em uma Enfermagem científica, zelando pelo próximo, pela comunidade e sociedade”, diz a professora Jolana Cristina Cavalheiri.
Evolução durante a graduação
Segundo a professora Franciele do Nascimento Santos Zonta, sempre há uma grande expectativa em relação à evolução dos alunos durante os cinco anos de graduação. “A turma 2019 sempre foi uma turma comprometida, engajada, alunos que sempre participaram dos diversos projetos e eventos oferecidos pela Universidade, isso, com certeza faz toda diferença na formação profissional. Ao participar da trajetória desta turma até a colação de grau, momento em que tive a oportunidade de entregar a eles o tão sonhado diploma percebo o quanto a Universidade e todos aqueles que a compõe podem transformar a vida de uma pessoa”, relata.
Melhores cursos também no interior
O professor Claudemir José de Souza, diretor da Unipar, também comemorou os resultados do curso de Enfermagem e dos demais cursos em mais este ciclo avaliativo do Ministério da Educação. Segundo ele, os melhores cursos do País não estão mais só nas capitais, mas também nas cidades do interior. “É uma grande vantagem para as famílias que têm educação de qualidade mais perto e não precisam mandar os filhos para grandes centros.” Ainda, segundo ele, o mérito pelos resultados que a Unipar vem alcançado em seus cursos evidencia a qualidade da educação fundamental e média da região, fruto da dedicação dos professores diferenciados e comprometidos juntamente com familiares que sabem o poder transformador da educação e também as parcerias com o poder público municipal, estadual e com as empresas que atuam junto com a Unipar oportunizando campos de estágio. “O Sudoeste ganha muito ao ter as universidades, públicas e privadas, entre as melhores do Brasil.”