8.2 C
Francisco Beltrão
quarta-feira, 28 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

UPA tem seis leitos especiais para pacientes com problemas respiratórios

Estrutura exclusiva proporciona mais segurança em caso de suspeita de coronavírus.

A UPA 24 Horas de Francisco Beltrão adotou um sistema especial de atendimento a pessoas com sintomas respiratórios que procuram a unidade. Desde o início da pandemia do novo coronavírus, um setor com seis leitos — equipados com respiradores — está destinado a esses pacientes.

De acordo com o prefeito Cleber Fontana, que visitou a UPA ontem, uma nova entrada foi providenciada para pessoas que apresentam síndromes respiratórias. Elas são atendidas por uma equipe própria; cozinha e banheiros também são exclusivos. “A partir do início da pandemia, adotamos esta medida. Pacientes com outros problemas são atendidos por outras equipes, em outro espaço físico. Isso agiliza os atendimentos e, ao mesmo tempo, amplia a proteção e a prevenção das pessoas que passam pelo local e dos nossos profissionais de saúde”, comenta o prefeito.

O prefeito Cleber Fontana em visita à UPA de Beltrão. Leitos com respiradores e equipe exclusiva foram preparados para atender pacientes com sintomas respiratórios. 

- Publicidade -

Fotos: Assessoria

O secretário municipal de Saúde, Manoel Brezolin, avalia o sistema de forma positiva. “Conseguimos adotar um sistema de atendimento que proporciona segurança para todos. A agilidade dos procedimentos também é de fundamental importância para os pacientes.” A UPA atende a população de Francisco Beltrão e de outros sete municípios da região.

[relacionadas]

Ações integradas
O prefeito destacou ações integradas para amparar as pessoas que mais precisam e garantir atendimento para quem tiver a doença. “A Central de Atendimento à População está funcionando, nós readequamos a questão das cirurgias eletivas, suspendemos muitas cirurgias, muitas consultas, pra poder dar atendimento e vagar leitos nos hospitais, prevendo aí uma possibilidade maior de internamento. Também reabastecemos as farmácias”, disse Cleber.

No setor de Assistência Social, um auxílio de R$ 50 está sendo dado a famílias carentes. “Pra muitos de nós, pode parecer um valor pequeno. Agora, pode fazer a diferença entre a pessoa ter ou não a sua janta, para uma família carente que às vezes tem duas, três crianças. Isso é uma ferramenta a mais que se soma com tantos outros projetos e, com certeza, tem uma grande eficácia.”

Cleber lembrou ainda que a população precisa continuar seguindo as orientações de isolamento social. “É mais ou menos que nem uma pessoa que está tomando antibióticos e precisa tomar durante sete, oito dias; no terceiro dia ela está bem e para de tomar, o perigo é enorme, porque a doença pode voltar bem maior e com maior resistência. Então, nós não podemos afrouxar em nenhum momento esses cuidados e fazer o nosso dever de casa certinho. É importante a conscientização e a participação de todos pra manter o distanciamento social.” *Com informações da assessoria.

Leitos da UPA preparados para atender pacientes com sintomas respiratórios.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques