Ala Covid já ocupa 80% da unidade de pronto atendimento.
O prefeito Cleber Fontana anunciou na tarde desta quarta-feira mudanças no sistema de saúde de Francisco Beltrão, durante coletiva transmitida pela internet.

A principal alteração é a destinação da UPA 24 Horas para atender somente casos de pacientes com sintomas respiratórios, que são tratados como suspeitos de Covid-19 e examinados. A ideia é reduzir o risco de contágio na unidade, que hoje trabalha com 80% de seu espaço para atender somente os suspeitos de infecção pelo coronavírus. Casos de trauma atendidos pelo Samu e Bombeiros e outros serviços referenciados continuam na Upa.
Quem tiver algum caso de urgência ou emergência que não envolva sintomas respiratórios deverá se encaminhar até o centro de Saúde da Cidade Norte (antigo 24 Horas) para buscar atendimento. O local estará aberto 24 horas, inclusive aos finais de semana e fica localizado na Rua Taubaté, 380, Bairro Pinheirinho.
A mudança no atendimento passa a valer no sábado, dia 13. Quadros leves de sintomas respiratórios poderão ser atendidos normalmente nas unidades de saúde dos bairros – somente os médios e graves devem ir à UPA.
A readequação anunciada pelo prefeito prevê também o fechamento temporário das unidades de saúde dos bairros São Francisco e São Cristóvão. As equipes irão reforçar os atendimentos em outras unidades. A medida vale por 30 dias.
Cleber citou que o remanejamento foi tomado diante do esgotamento da capacidade de atendimento de algumas unidades de saúde, citando a decisão da Poiclínica São Vicente de Paula em fechar o pronto socorro.