No primeiro dia, menos de 25% do público-alvo recebeu a aplicação.

Francisco Beltrão iniciou ontem a aplicação da dose de reforço da vacina Janssen. São cerca de duas mil pessoas que foram vacinadas na cidade com o imunizante da Johnson & Johnson e devem procurar a unidade de saúde onde tomaram a vacina para receber a nova dose. Inicialmente, a Janssesn era caracterizada como uma vacina de dose única, mas estudos científicos mostraram aumento significativo na imunidade após a aplicação de mais uma dose. O Ministério da Saúde, então, orientou a aplicação do reforço após dois a seis meses da primeira dose.
Em algumas unidades de saúde beltronenses, até houve filas e certo movimento, mas ainda abaixo do esperado pela Secretaria de Saúde. No primeiro dia de reforço, foram cerca de 500 doses aplicadas (menos de 25% do total). “A gente pede que o pessoal venha, pois apesar de estarmos no período de fim de ano, é bom garantir a imunização o quanto antes”, recomenda a técnica em enfermagem Mariluci Câmera, que até o início da tarde tinha feito cerca de 60 aplicações da Janssen, na UBS do Vila Nova.
As doses enviadas pelo governo federal a Beltrão são suficientes para todos que se vacinaram com a Janssen, que esteve disponível no município entre o fim de junho e início de julho. A vacina foi destinada, principalmente, aos caminhoneiros e a Secretaria de Saúde reforça que o público compareça para tomar o reforço. “Caso a procura seja baixa, teremos que começar a fazer a busca ativa e ampliar os horários e dias de aplicação”, informa a enfermeira do setor de Epidemiologia, Ana Paula Valandro.
Além do reforço da Janssen, Beltrão também está aplicando a primeira dose para quem tem mais de 12 anos, a segunda dose para quem tomou Pfizer, Astrazeneca e Coronavac e a terceira dose para imunizados há mais de cinco meses e imunossuprimidos. A vacinação acontece nas unidades do Alvorada, Vila Nova, Pinheirinho, São Miguel, Padre Ulrico, Cango e Industrial.