Saúde
O sequenciamento genômico do vírus SARS-CoV-2 realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) identificou a variante Delta em um morador de Francisco Beltrão infectado pela Covid. Esta cepa surgiu na Índia e vem provocando uma onda de alerta em vários países por ser mais contagiosa.
O paciente infectado com a variante é um homem de 60 anos. Ele começou a ter sintomas em 10 de junho, coletou exame RT-PCR e precisou de internamento com suporte ventilatório, na Upa. Teve alta em 18 de junho e está bem – segue o monitoramento clínico em casa.
Prefeito pede mais doses
A identificação da variante acendeu um alerta no município, segundo o prefeito Cleber Fontana, que vai solicitar mais doses de vacina. “Já comunicamos o Ministério da Saúde, que está enviando uma equipe para cá. Também vamos informar ao governo do Estado e pedir o aumento no número de vacinas para que possamos acelerar a imunização da nossa população”, detalhou Cleber em vídeo gravado nesta sexta à tarde.
Sete casos no Paraná
Outros dois moradores do Paraná foram identificados com a cepa Delta nesta sexta. O Estado não tem transmissão comunitária desta variante, segundo a Sesa, e possui, até o momento, sete casos confirmados.