O calor excessivo incomoda e é só deixar a janela aberta que os mosquitos se aproveitam e fazem a festa.

O calor excessivo dos últimos dias não tem dado sossego. Se não for com a ajuda de um ar-condicionado ou mesmo um ventilador, fica difícil suportar alguns momentos do dia, onde o sol realmente arde na pele. A alternativa, muitas vezes, é abrir a janela para entrar um ar fresco e ajudar a aliviar o mormaço. Mas mal dá tempo de entardecer e um indesejado convidado já começa a marcar presença e tirar o sossego: o mosquito.
A propagação do mosquito Aedes aegypti incentiva a população a encontrar maneiras de como acabar com estes insetos. Mas mesmo os pernilongos que não transmitem doenças podem se tornar um desconforto para a família toda.
Os cientistas defendem que a erradicação permanente destes insetos não é recomendada, que poderia ser “perigosa e trazer efeitos indesejados”, segundo afirmam estudiosos da Universidade da Flórida, nos Estados Unidos. Eles acreditam que a erradicação poderia ter efeitos em toda a cadeia alimentar e na flora, pois esses insetos também agem como polinizadores. Contudo, algumas estratégias simples podem ser adotadas em casa para pelo menos afastar estes indesejáveis insetos.
Portas fechadas e repelentes naturais
Uma das maneiras mais eficazes de acabar com os pernilongos é manter portas e janelas fechadas. O uso de telas também é recomendado. O uso de repelentes industrializados até pode ser uma boa alternativa, mas especialistas afirmam que esses produtos devem ser utilizados apenas em emergências. É que os insetos criam resistência rapidamente e, assim, quanto mais o spray for utilizado, mais forte ficará o pernilongo. Além disso, o uso constante desses repelentes pode causar alergias e reações na pele.
O ideal é optar por repelentes naturais. A alternativa é utilizar óleos e essências à base de citronela, pois a substância é considerada um repelente natural. Pulverizar o ambiente ou acender uma vela são algumas opções.
Eles não gostam do frio
Os mosquitos não gostam de temperaturas mais baixas e tendem a se afastar quando há o uso de ar-condicionado ou de ventilador. A prevenção também é muito importante. Para evitar que mosquitos como o Aedes aegypti se proliferem, os focos de água parada devem ser eliminados. *Com informações do UOL.