Saúde
.png)
Limpeza no Rio Calcanhar, que passa dentro da cidade.
Foto: Prefeitura de Reneascença
Na última semana de janeiro a vigilância sanitária de Renascença fez um mutirão de limpeza no Rio Calcanhar, que corta o perímetro urbano. O objetivo é a eliminação do lixo que possa acumular água e servir de criadouro para o Aedes aegypti (mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya).
Logo nos primeiros metros já foram encontradas bicicletas, fraldas, garrafas quebradas, restos de alimentos, plásticos e dezenas de carteiras de cigarro. Durante a limpeza, a equipe da Prefeitura também orientou os moradores para que joguem o lixo no local apropriado e que façam uma denúncia anônima, se observarem alguém jogando lixo no córrego.
Jogar lixo na natureza é crime previsto em lei e passivo de multa.
Dever de todos
A Secretária Municipal de Saúde reforçou que o combate a essas doenças é um dever de todos e que a população deve colaborar, já que o lixo encontrado no rio é proveniente da falta de conscientização de algumas pessoas. Além do combate à dengue, a equipe limpou as margens do leito do rio, liberando o caminho das águas e minimizando riscos de inundação. Nos próximos dias, a Secretaria de Saúde deverá reforçar as atividades de combate ao mosquito, devido aos casos de proliferação em cidades vizinhas. Em 2019 não teve casos de dengue registrados.