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Francisco Beltrão
domingo, 01 de junho de 2025

Edição 8.216

31/05/2025

Continua distribuição de cartões eletrônicos para usuários do transporte público urbano

Serviço é feito no escritório da Guancino, no Shopping Aquárius.

 

Vilson Wesner: 70% dos usuários foram cadastrados.

 

Desde janeiro deste ano, nova licitação foi feita para o transporte público em Francisco Beltrão e a empresa vencedora, a Guancino, junto com o município,vem implantando um novo sistema para o serviço. A proposta é migrar completamente do passe para a bilhetagem eletrônica com novos itinerários e extinguir o terminal rodoviário. 
O diretor do Departamento Municipal de Administração, Vilson Wesner, esclarece que ainda está em negociação com a empresa para que o período de transição para a bilhetagem eletrônica seja por pelo menos mais 120 dias. Segundo ele, essa decisão pode mudar, mas a intenção é que não haja transtorno para o usuário. “Se tiver um usuário que não tem cartão e não quiser fazer o cartão efetivamente, ele tem que pagar o transbordo pra mudar de ônibus, ele vai reclamar, então nós queremos dar um prazo maior para que toda a população que efetivamente usa o transporte urbano possa ir fazer”, comenta o diretor. 
Vilson salienta que o usuário deve fazer a carteirinha, por ser gratuito o serviço e demorar pouco tempo para fazê-la. “Inclusive, carregar os créditos no cartão pode ser feito pela internet, então está muito fácil para o usuário, ele não precisa ir toda vez na empresa recarregar se ele tem cartão de crédito. Outra coisa, no dia que for fazer o cartão, não precisar carregá-lo, a pessoa decide quanto e quando vai querer carregá-lo, e através do site é possível gerar um boleto, a hora que compensá-lo, então haverá crédito no cartão. É muito simples. Evidentemente, toda a mudança gera certo desconforto para alguns, mas nós imaginamos que em curto prazo todos terão um cartão”, prevê Vilson. 
O cadastramento da bilhetagem eletrônica foi feito por etapas. O primeiro público foi daqueles que têm direito à gratuidade no transporte público, como os idosos e portadores de necessidades especiais. Na sequência, foi a vez dos estudantes, que contam com a gratuidade parcial. Passadas as duas fases, há cerca de 60 dias estão sendo cadastrados os demais usuários, que recebem um “cartão cidadão”. Aproximadamente 70% dos usuários que utilizam efetivamente o transporte já foram cadastrados. 
As pessoas que desejam ter a bilhetagem eletrônica para utilizar o transporte público em Beltrão devem ir ao escritório da Guacino, no Shopping Aquarius. O serviço não fecha para o almoço e o atendimento é das 8h às 16h. Não precisa apresentar documentação de residência e não tem custo para retirar o primeiro cartão. 
Vilson destaca que o “Cartão Cidadão” qualquer usuário pode utilizar. “Inclusive, você pode ter um cartão, colocar crédito e dar pra outra pessoa utilizar. No entanto, o cartão das pessoas que têm gratuidade, por exemplo, a pessoa de idade, em hipótese alguma você pode emprestar o seu cartão pra um terceiro. A gratuidade é pra quem tem o benefício”, informa. 

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Condição dos ônibus
Em entrevista ao programa Café com Notícias, da Rádio Continental, o diretor-executivo da empresa, Muran de Almeida, comentou que os ônibus são acessíveis e estão dentro da idade média prevista pelo contrato. Ele reforça que há ônibus novos, de 2016, mas também até o ano de 2008. “Para 2017 existirá uma possível renovação da frota, do que é previsto, está no contrato, então a gente precisa ajustar aos poucos, tem todo o sistema de elevadores funcionando, e tudo mais”, adianta. 
O diretor lembrou que, no início da implantação da frota, este ano, houve um questionamento sobre o não funcionamento dos elevadores dos ônibus. “Havia polêmica porque os ônibus não funcionavam ou tinham elevadores com problema, mas os ônibus estão diariamente no trecho, eles pegam poeira, pegam chuva, pegam barro, buraco, calçamento, pegam toda uma adversidade para esses elevadores funcionarem, e nós temos elevadores com sistema pneumático, sistema elétrico, hidráulico, então precisa casar todas essas informações para que ele realmente funcione. Nós sabemos da nossa responsabilidade, das nossas obrigações, nossos ônibus a cada 10 mil quilômetros vão para a revisão, então, logo que apareça problema em um ônibus com elevador, a gente procura de imediato resolver tirando esse ônibus de circulação e levando ele para a manutenção”, esclarece Muran.

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