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Francisco Beltrão
domingo, 01 de junho de 2025

Edição 8.216

31/05/2025

Em Beltrão, reunião define novos detalhes para licitação

 Em Francisco Beltrão, a administração municipal vai lançar o terceiro edital de concorrência para definir a empresa que fará o transporte coletivo pelos próximos dois anos. A recomendação para que seja feita a licitação foi do Tribunal de Justiça do Paraná, ainda em 2013.
A Secretaria Municipal de Administração lançou dois editais, em 2014 e 2015. No primeiro houve recurso e no segundo, uma das empresas apontou problemas no edital e a Assessoria Jurídica da Prefeitura de Beltrão acolheu as justificativas. Por isso foi suspenso o edital. Quarta-feira, 2, estava prevista nova reunião da Secretaria de Administração e comissão de licitação para definir os últimos detalhes do novo edital que será publicado no órgão oficial do município – Jornal de Beltrão.
Ao contrário do primeiro edital, o novo vai prever que apenas uma empresa opere todo o sistema com seus próprios ônibus e num formato de consórcio. “É desafiador”, reconhece Saudi Mensor, secretário de Administração, ao falar sobre a concorrência para a prestação de serviços de transporte coletivo.
Saudi argumenta com os seguintes motivos: de 25% a 30% dos usuários são pessoas idosas com mais de 60 anos que não pagam passagem. Os estudantes cadastrados nas duas empresas – Transcheid e Guancino – têm direito de pagar meia passagem; e também o momento da economia brasileira – está em crise. Apesar destas ponderações, ele ressalta: “Acredito que estamos chegando num momento que amadureceu bastante”. 
A nova proposta prevê que a empresa vencedora coloque veículos novos, adaptados para o transporte de pessoas com deficiência, bilhetes eletrônicos, horários ampliados, entre outras exigências.

Cidade Norte
Para os moradores da Cidade Norte, que abrange cerca de 10 bairros e 15 mil moradores, a proposta elaborada pela Prefeitura prevê que nos momentos de pico mais ônibus circulem pela região para transportar passageiros à região Sul (Centro). Após os horários de pico, vão circular micro-ônibus ou ônibus menores pelos bairros para alimentar ônibus maiores, que farão a ligação entre as regiões Norte-Sul-­Norte. 
Deve ser instalado um terminal de transbordo dos passageiros da região Norte para a região Sul. 

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