Reclamações podem ser feitas à empresa, na Secretaria Municipal de Administração e para o cobrador.

Foto: Ligia Tesser/JdeB
Desde o primeiro dia do ano, a empresa Guancino, vencedora da licitação em Francisco Beltrão, começou a colocar em prática as mudanças requeridas pelo novo contrato, com objetivo de modernizar o serviço de transporte público no município. A implantação do sistema tem sido feita gradualmente, pois inclui a renovação da frota, com ônibus de até oito anos de uso, a abertura de um escritório da Guancino no Shopping Aquárius, para cadastramento dos usuários para implantação do sistema de cartão eletrônico, entre outras mudanças.
O preço da tarifa também passou a ser de R$ 3 e o reajuste foi de 7,2%. O sistema de cartão eletrônico será implantado ao longo do ano e o primeiro cartão é gratuito. O sistema rodoviário de transporte coletivo de Beltrão será ampliado e em cada veículo terá sistema de monitoramento, para saber qual horário e local o ônibus está.
O secretário municipal de Administração, Saudi Mensor, diz que o sistema de monitoramento ainda não está todo implantado, mas que a previsão é de conclusão até o final do mês. “Falta a parte de colocação do sistema na Prefeitura, pois é onde terá a central para saber onde está o veículo. Também é de interesse da empresa fiscalizar o funcionamento dos ônibus, para que mais usuários usem o transporte público”, comenta Saudi.
Na próxima semana, a empresa de ônibus e a equipe da Secretaria de Administração irão se reunir com o Conselho Popular – organização com atribuições para fiscalizar o serviço. Eles se encontraram durante o processo licitatório e Saudi informa que a próxima reunião será para atualizar o que falta ser implantado do serviço. “O usuário pode fazer reclamações sobre o serviço de várias maneiras, no escritório da empresa no shopping, na Prefeitura através da Secretaria Municipal de Administração, para o cobrador e direto com a empresa por telefone”, esclarece o secretário.
Avaliação
A cada 15 dias, a equipe da Secretaria de Administração, a assessoria da Prefeitura e equipe da Guancino tem se reunido, segundo Saudi, para avaliar reclamações e problemas. “E tentar solucionar os problemas das demandas levantadas e vamos avaliando as implementações do processo. Até o final do mês está para chegar dois ônibus novos. Todos os ônibus da frota precisam ser adaptados, com sistema eletrônico e não podem ter mais de oito anos”, enfatizou.
Tarifa
Todos os veículos contam com sistema eletrônico, assim cada veículo passará os dados de quantos passageiros utilizaram o serviços, entre outras informações para contribuir no cálculo de reajuste.”Nós não tínhamos esses dados, com este novo programa eletrônico, vamos ter números mais precisos e isso vai facilitar quando for necessário reajustar a tarifa. O conselho avaliava alguns dados com a empresa e se definia o valor, isso não vai ser diferente, mas o conselho terá mais dados”, falou Saudi.
Todos os ônibus têm que estar adaptados eletronicamente, mas as informações ligadas aos usuários começarão a valer a partir do momento que todos estiverem usando o cartão. “As novidades e melhorias vão sendo feitas dentro do contrato, é um crescimento constante”, observou.
Conselho Popular
Do Conselho Popular fazem parte representantes do Executivo Municipal, Câmara de Vereadores, Associação Empresarial (Acefb), da Associação das Micro e Pequenas Empresas (Ampebel), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários, Sindicato dos Trabalhadores no Comércio, União das Associações de Moradores (Unibel), e clubes de serviços e sindicatos de empregadores.