11.3 C
Francisco Beltrão
segunda-feira, 02 de junho de 2025

Edição 8.216

31/05/2025

Alfa Júnior contempla metodologia lúdica e formação socioemocional

Ensino curricular é complementado com atividades ao ar livre, brincadeiras e incentivo à criatividade.

- Publicidade -

JdeB – Conhecido pelo bom desempenho de seus alunos em vestibulares e concursos, o Colégio Alfa também prioriza a formação humana e emocional, principalmente no Ensino Infantil e Fundamental. O chamado Alfa Júnior, que contempla os alunos de 2 a 10 anos, possui grade curricular que alia o ensino lúdico ao conteúdo formal. 

 “Nosso objetivo é trabalhar para que as crianças brinquem e aprendam sendo felizes, que tenham um gosto especial pelo ambiente escolar, o que vai garantir seu bom desenvolvimento nas séries seguintes”, explica a diretora do Alfa Júnior de Francisco Beltrão, Arlete Luiza Seibt. A metodologia do Colégio atende as necessidades de desenvolvimento socioemocional, físico e de aprendizagem de forma lúdica e equilibrada, de acordo com a idade das crianças.

“O brincar acompanha o desenvolvimento dos alunos, as aprendizagens acontecem conforme sua capacidade de envolvimento, e estão sempre contextualizadas com o seu dia a dia.” 

 Um dos aspectos que contribui para a formação lúdica é o amplo espaço externo da unidade beltronense, utilizado para atividades e intervalos, com horta, pomar e jardim. Além disso, há horários para brincar no parque todos os dias até o 1º ano – reduzindo gradativamente nas séries seguintes. Há aulas semanais no laboratório de ciências, de inteligência de vida (LIV) e de técnicas e experiências criativas em educação (TEC). 

Respeito à individualidade de cada aluno 

No Alfa Júnior, há ensino integral e em meio período e a partir de 2023 serão implementadas atividades artísticas variadas, desenvolvimento de hábitos de estudo (realização de tarefas de casa), dança e teatro. No integral, o currículo regular é complementado com momentos de estudo e leitura, atividades lúdicas e tarefas. Também tem oferta de ensino bilíngue, com duas manhãs por semana de aulas em Inglês, complementando a educação em língua materna e que contribui para produzir significados que vão acompanhar os alunos por toda a vida escolar.  

Quem tem alguma dificuldade de aprendizagem conta ainda com aulas de reforço escolar e plano de estudos.

“Procuramos tornar o ambiente escolar uma extensão da casa dos alunos, sempre respeitando o desenvolvimento de cada criança e sua individualidade, pois a escola precisa desenvolver significados positivos na vida destas, para que o gostar de estudar e de aprender seja constante e garanta a formação de alunos que farão a diferença em nossa sociedade”, finaliza Arlete. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques