Obra que atende uma reivindicação histórica da comunidade de sete mil pessoas do pequeno município.

O asfaltamento da estrada entre Coronel Domingos Soares e Palmas: 27 quilômetros.
Foto: José Fernando Ogura/AEN
Os 27,1 quilômetros que separam Palmas de Coronel Domingos Soares recebem pavimentação, obra que atende a uma reivindicação histórica da comunidade de sete mil pessoas do pequeno município. O asfalto garante novos tempos ao município, que tem pouco mais de 20 anos e é um dos quatro do Paraná ainda sem conexão asfáltica. Com a pavimentação, os moradores poderão, finalmente, utilizar uma rodovia asfaltada para saída e retorno à cidade.
A rodovia é a PR-912 e a expectativa com a obra é mudar a paisagem da região, composta basicamente por plantações de pinus e eucalipto, inclusive com a atração de novos negócios.
A PR-912 é uma rota importante para a indústria da madeira e beneficiamento de celulose das regiões Centro-Sul e Sudoeste, com conexões com a PRC-280, principal corredor de exportação da divisa entre o Paraná e Santa Catarina.
“O Paraná será um hub logístico da América do Sul e infraestrutura é fundamental dentro desse planejamento. Essa estrada ajudará a região a crescer e responde a uma demanda antiga de modernização”, afirma o governador Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD). “A pavimentação vai transformar a realidade do município de Coronel Domingos Soares e se enquadra dentro da agenda de desenvolvimento sustentável do Estado”.
Investimento
Os R$ 59,8 milhões investidos pelo Governo do Estado na PR-912, por meio do DER, vão resolver essa pendência ainda neste ano.
O trecho terá pista simples, sistema de drenagem, sinalização vertical e horizontal e acostamento dos dois lados da rodovia, além de melhorias ambientais. A obra conta, ainda, com uma ponte de concreto armado de 123,9 metros de comprimento sobre o Rio Chopim, com custos adicionais de R$ 6 milhões. Ao todo, a intervenção alcança quase R$ 70 milhões.
“Essa obra é uma reivindicação antiga. A rodovia foi estadualizada em 2012, mas continuava com estrada de chão”, diz a prefeita de Coronel Domingos Soares, Maria Antonieta Almeida (PSD). “Com o asfalto teremos mais condições para negociar com as empresas a utilização da área industrial da cidade e vamos baratear o custo operacional do transporte, que encarece até mesmo os produtos dos supermercados locais”, afirma Maria Antonieta.
A PRC-912 tem nome e sobrenome (Dom Agostinho José Sartori, ex-presidente da Conferência dos Capuchinhos do Brasil e figura célebre da comunidade religiosa de Palmas), mas costumava frequentar o noticiário apenas com alcunhas pejorativas, fruto do excesso de buracos, acidentes, insegurança e carros enguiçados.
“Era uma estrada primária, de cascalho, e quando chovia invariavelmente virava um atoleiro. Não dava para transitar a mais de 40 km/h. É um trecho curto, mas que não dava para fazer em menos de uma hora”, afirma Marcus Vinicius Talamini, engenheiro do escritório regional do DER/PR em Pato Branco. “Com o excesso de buracos e de pedras havia muitos casos de carros fervendo, pneus furados e problemas de motor. Essas cenas não vão mais acontecer”.
Município tem conexão com polo produtivo do Sudoeste
Com pouco mais de 20 anos, Coronel Domingos Soares era um antigo distrito de Palmas, e é uma das quatro cidades do Paraná ainda sem conexão asfáltica, junto com Guaraqueçaba (Litoral), Mato Rico (região central) e Doutor Ulysses (Vale do Ribeira).
A PR-239 (Mato Rico a Pitanga) também passa por processo de pavimentação e a rodovia que conecta o Paraná ao santuário de Guaraqueçaba receberá um traçado ecológico, com estudos já em andamento. A pavimentação até Doutor Ulysses passa por análises técnicas.
“Coronel Domingos Soares era uma cidade excluída”, diz o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex. “Ela tem conexão com o polo produtivo do Sudoeste e com a PRC-280, que receberá restaurações e terceiras faixas a partir do segundo semestre e está no estudo para entrar no novo Anel de Integração, de 4,1 mil quilômetros. São rodovias fundamentais para o Estado crescer ainda mais. Essa intervenção é histórica”, afirma o secretário Sandro.
Investimento beneficia produtores associados à Coamo
Maior cooperativa da América Latina, a Coamo tem um entreposto padrão de recebimento de grãos e entrega de insumos para os produtores associados da região em Coronel Domingos Soares. Serão 320 produtores associados entre o município e Palmas e mais 604 em Mangueirinha diretamente beneficiados com a pavimentação.
“O asfalto melhora muito a rotina dos cooperados. O novo trecho encurta o caminho até Palmas e ajuda no desenvolvimento de Coronel Domingos Soares, facilitando novos comércios a se instalarem na cidade e o escoamento da safra, principalmente diante da necessidade de tornar as cargas mais competitivas”, explica Airton Galinari, presidente-executivo da Coamo. “A pavimentação melhora a velocidade e a segurança contra acidentes nas rodovias”.