A promessa é que serviço prestado à população melhore.

Segundo fontes da Prefeitura de Pato Branco, estudos técnicos desenvolvidos para a nova licitação indicaram que o melhor caminho para operação do sistema de transporte municipal seja operado por uma única empresa, ou por um consórcio de empresas.
Na prática, alguns acreditam que o sistema vai permitir a continuidade do monopólio por mais 20 anos, prazo para a nova concessão pública, uma vez que não há espaço para mais de um vencedor.
O bloco único para a licitação sustenta-se nas alegações técnicas de que esta é a melhor alternativa para o sistema, afirma o secretário de Administração, Vanderlei Crestani. Os estudos indicaram que o transporte público municipal não comporta a pluralidade de empresas prestadoras do serviço por conta da incompatibilidade técnica de fracionamento das linhas de transporte. “Mais de uma empresa operando no mesmo espaço tornaria a atividade inviável economicamente”, afirmou Crestani.
Quase 300 mil passageiros
A audiência pública promovida na Câmara de Vereadores reuniu empresários e usuários, porém em pequeno número. O sistema transporta em Pato Branco 280 mil passageiros por mês, e nos 20 anos da concessão deverá movimentar R$ 150 milhões, um contrato milionário que em contrapartida vai exigir mais das operadoras.
O novo contrato requer da empresa prestadora que 50% da frota de ônibus seja de veículos zero quilômetros. Todos deverão ser equipados com ar-condicionado e acessibilidade para portadores de necessidades especiais. “São investimentos que serão exigidos para melhorar a qualidade dos serviços prestados aos usuários de Pato Branco”, finalizou o secretário de Administração.