24.7 C
Francisco Beltrão
domingo, 25 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

O segredo dos seus olhos

Por que não se faz filme assim no Brasil? Eu mesmo já fiz a pergunta. Hoje tenho minhas teorias sobre a resposta. Até acho que se faz, mas não tem marketing e como os filmes ruins não saem da Argentina, parece que lá eles são melhores.

Ainda assim, a repetição de temas e cenários nas fitas tupiniquins às vezes enche. Quando não tem aquele jeitão de novela. Não acredito que custe tanto assim fazer algo de um gênero diferente “O segredo dos seus olhos” é assim, cinema de muita qualidade sob vários aspectos.

Muito bem filmado, tem ótima fotografia, figurino bem contextualizado, boas atuações e um roteiro que cativa e surpreende. Tudo isso dá um ar de filme noir — desculpe a rima — bem interessante. O enredo é no melhor estilo dos bons thrillers policiais: um antigo crime é reavivado na memória e ganha um novo desfecho.

- Publicidade -

Um solitário aposentado do Tribunal Penal decide escrever um romance sobre um caso que nunca saiu de suas lembranças. Conforme ele vai redigindo a história, vemos o que se passou 25 anos atrás, de acordo com sua visão das coisas. Auxiliado por uma “velha amiga”, nosso grisalho herói vai procurar algumas respostas para antigas perguntas e isso vai fazê-lo repensar as poucas certezas que tinha.

Combinando dramas pessoais, violência, intrigas políticas, perseguição, suspense e humor — muitas vezes negro —, “O segredo dos seus olhos” é humano e realista, merecendo ser visto e revisto. Não é pra menos que levou um Oscar desbancando o impecável “A Fita Branca”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques