
Quando 1883 foi lançada em 2021/2022 não dei muita pelota, apesar de gostar do gênero western. Pode chamar de implicância, mas se o algoritmo do streaming quer que veja, então possivelmente não vou ver. Só pra ser do contra. Agora, quando o Niomar Pereira disse que era boa, o negócio mudou de figura.
Ela me conquistou logo nos primeiros minutos, com uma sequência com algumas cenas no melhor estilo “soco no estômago” e a primeira amostra de que sarcasmo e frases de efeito não faltariam nessa minissérie.
Os protagonistas, por sinal, são bem escritos, bem interpretados e muito carismáticos. Reflexo de um bom roteiro e bons atores. O “jovem” Sam Elliott (Matador de Aluguel, Tombstone, Hulk e Motoqueiro Fantasma) com seu vozeirão personifica o capitão que guia uma caravana despreparada de migrantes alemães rumo ao paraíso na Terra: o Oregon. Junto dele vai seu fiel escudeiro Thomas (LaMonica Garrett).
Pelo caminho eles encontram a família Dutton (sim, parentes dos Dutton de Yellowstone), liderados por James — um John Wayne bombado — e Margareth uma mulher bem durona. Eles são bem personificados pelo casal country Tim McGraw e Faith Hill. Ela, eu já conhecia pelas músicas dos anos 90 e as aberturas do Sunday Night Football, mas ele me surpreendeu. Descobri que foi o esposo da Sandra Bullock em Um Sonho Possível.
Essa odisseia é narrada por Elsa (Isabel May), filha mais velha dos Dutton, e é recheada de cenários lindos, umas pequenas filosofadas, boa ação e muita morte. A moça é a inconsequente que cria problemas, e às vezes até resolve alguns, mas demora muitos episódios para ter seu choque de realidade.
Em meio aos desafios naturais e humanos, conflitos de todos os tipos, violência, drama e romance, temos umas pitadas de humor e algumas participações bem especiais: Tom Hanks, Billy Bob Thornton e Graham Greene. Outra participação especial são os cavalos. E tem muito cavalo nessa viagem.
Se tiver um mínimo de simpatia pelo gênero vale uma espiada na Netflix. A produção é ótima e a história é cheia de emoção. Sua sequência é 1923, que ainda não vi.