6.7 C
Francisco Beltrão
quarta-feira, 28 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Manda quem pode, obedece quem tem juiz

Por Marcos Staskoviak – Filme de julgamento é perfeito para se discutir temas polêmicos. Sei que o sistema legal dos EUA é diferente, mas de lá vem história, então segue uma lista de “fitas” com um juízo de cenário. São os melhores, não sei, mas é uma lista.

12 Homens e Uma Sentença – Esse é top, tio! Onze jurados querem condenar um carinha e um véio chato quer discutir as provas. Se não for o melhor não sei qual é.

O Julgamento de Nuremberg – Não é um austríaco chamado Nuremberg sendo julgado, mas os líderes nazistas que foram presos depois da 2ª GM. Parece fácil, mas deu muito trabalho.

- Publicidade -

Tempo de Matar – Quando uns rapazes brancos estupram uma menina negra no Mississipi já dá ruim, imagina depois que o pai da criança passa fogo nos caras?

Questão de Honra – Dois soldados acusados de matar um coleguinha; o desinteressado Tom Cruise tem que defendê-los. Além de um Jack Nicholson grosso como dedo destroncado, outro atrativo é uma Demi Moore atuando lindamente.

O Voo – Denzel Washington foi herói pilotando um avião em queda ou a causa da desgraça por estar quase fora do corpo de tão cozido?

O Sol é para Todos – Novamente no sul dos EUA (uma espécie de paraíso na terra), um lavrador negro é acusado de estupro e o advogado queridão do lugar vai defendê-lo. A história é contada a partir da visão da filha do advogado.

Philadélphia – Filme que mostrou que Tom Hanks não é só um piazão de comédia. Numa época em que a Aids bombava como a covid, Hanks interpreta um advogado que processa a firma que o demitiu por ter o vírus.

O Júri – Num processo contra um fabricante de armas, vemos duas equipes tentando influenciar o júri, usando de meios nada escoteiros.

Glória Feita de Sangue – Para não admitir seus erros, generais decidem colocar a responsabilidade por um ataque que terminou em chacina na 1ª GM na comanda de um punhado de soldados.

As Duas Faces de Um Crime – Um rapaz é acusado de matar um arcebispo e o advogado mais interesseiro se oferece para ser seu defensor, mas nem tudo é o que parece.

A Vida de David Gale – David é um cidadão modelo, ativista contra a pena de morte, mas é condenado à pena capital por estuprar e matar uma colega. Outro filme que te passa a perna no final.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques