24.7 C
Francisco Beltrão
domingo, 25 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

Apollo 11

Em tempos de alienígenas desocupados que desenvolvem uma tecnologia absurdamente formidável para viajar mais rápido que a velocidade da luz e, entre os tantos lugares possíveis de um imensurável Cosmo, decidem vir para o interior de Santa Catarina avacalhar com a plantação de inocentes agricultores, é bom saber que finalmente o ótimo documentário Apollo 11 chegou na Netflix.

Lançado em 2019 juntamente com um bom tanto de filmes, documentários, minisséries e publicações em comemoração aos 50 anos da chegada do homem na Lua, parece não ter muito a oferecer do que já fora mostrado ao longo dessas décadas. Ledo engano, pois essa produção de uma hora e meia é essencialmente imagens não exibidas ou esquecidas, deste que foi talvez o maior feito da espécie humana até hoje.

Sem um narrador contando a história dessa odisséia real, Apollo 11 relata os acontecimentos da primeira missão à Lua por meio de filmagens de altíssima qualidade, intercaladas com reportagens da época e áudios originais das conversas dos astronautas com a Nasa. Como tempero temos uma trilha sonora quase cinematográfica.

- Publicidade -

Logo de cara vemos uma imagem do veículo que transportava o avantajado foguete Saturno 5. Primeiro um “close” num carinha que acompanhava a descomunal esteira, depois uma visão lateral mais abrangente, seguido de uma tomada bem aberta mostrando perfeitamente o tamanho da engenharia e do desafio envolvidos.

Olhar para os imensos computadores que foram criados para que a viagem fosse possível, e saber que a capacidade do meu celular é maior, chega a embrulhar o estômago imaginando Armstrong, Aldrin e Collins acomodados na nave Apollo. A despeito disso os batimentos cardíacos de Aldrin bateram os 88/min no momento do lançamento.

Inclusive os momentos bem humorados das conversas entre os três e o controle da missão, em Houston, dão um tom totalmente diferente da tensão de estarem fazendo algo tão especial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques