8.2 C
Francisco Beltrão
quarta-feira, 28 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Da Terra à Lua

HBO/divulgação

Por Marcos Staskoviak – Na esteira do sucesso que foi Apollo 13: Do Desastre ao Triunfo, de 1995, a HBO lançou, em 1998, Da Terra à Lua. A minissérie de 12 episódios, de quase 1h cada, tenta contar toda a história do programa Apollo.

Mesmo mostrando os eventos de forma cronológica, cada episódio foca num tema, num ponto de vista daqueles envolvidos com as viagens espaciais.

Dos executivos que têm que lidar com a políticagem além de todos os fatores da empreitada, aos engenheiros que precisam criar tudo praticamente do nada já que a ciência existente era a base, mas a metodologia e os equipamentos deveriam ser inventados e com um prazo cada vez mais apertado (um dos episódios mais legais).

- Publicidade -

Assim como a competitividade entre os repórteres e os veículos de imprensa navegando entre as informações mais técnicas e o sensacionalismo na luta pela atenção das massas, vemos também as dificuldades das esposas que lidaram com a administração do lar enquanto os maridos se preparavam para colocar suas vidas em risco.

Se por um lado alguns astronautas me irritaram pela postura pateta (Apollo 12), vários mostram uma bela história de superação, como Alan Shepard conquistando espaço na Apollo 14 e a tripulação da Apollo 17 tendo que aprender muito sobre geologia para executar a missão, numa singela ode à ciência que, a despeito da política e da Guerra Fria, foi quem saiu ganhando nessa corrida.

Dá para notar que é uma série dos anos 1990? Sim, mas suas qualidades superam muito seus defeitos. Vale a pena.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques